![]() |
Mecanicow de Marcos Torres |
Apesar de centenas de pessoas terem lotado o Cais do Porto, na noite do dia 7 de outubro, para o lançamento oficial da CowParede em Porto Alegre, evento no qual as 81 vaquinhas da exposição arrancaram suspiros e diversos elogios daqueles que estavam presentes. Elas, as vaquinhas, já não tiveram a mesma sorte após expostas a céu aberto, nas ruas da capital.
Já, na primeira madrugada uma delas a Cowó(p)tica do Artista Luccas Della Costa foi vítima de uma breve abdução, na qual teve sua pintura estragada. E, apesar de ter sido retornada ao seu berço esplêndido no dia seguinte, a alegria dos Porto-alegrenses durou pouco.
Neste final de semana, outras vacas sofreram ataques de vandalismo, como a Mecanicow de Marcos Torres, que foi pichada durante a madrugada. Ainda bem, que para sorte de todos nós, ela, como todas as demais, havia recebido um tratamento anti-pichação, o que facilitou sua limpeza e a restituição as suas qualidades originais.
Outras, porém, já não tiveram tanta sorte assim, por exemplo a Ilusão Cówtica, obra de Elisa Fernandes Sá, foi vitimada não por um, mas por dois incêndios, na madrugada deste domingo, tendo sofrido danos que ainda não sabemos se poderão ser reparados. Outras duas vacas, respectivamente, tiveram sua pintura arrancada e a placa de identificação roubada.
Um imigrante japonês, que reside no país há 40 anos, não poderia ter resumido melhor o acontecido, disse ele: “Isso é resultado da falta de cultura e de educação do povo”.
Um povo que não sabe apreciar a arte e suas própria cultura e que não tem respeito pelo trabalho de seus próprios artistas, a meu ver nem deveria ser chamado de povo, mas quem sabe e tão somente de bárbaros sem cultura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário