quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Porto Alegre e a Copa do Mundo de 2014

Por Joséli Costa Jantsch Ribeiro

É inegável o fato de que a eleição de Porto Alegre como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 trará inúmeros benefícios para a cidade como, por exemplo, o aumento do númerode turistas e das vendas no comércio. Mas, será que a nossa capital está realmente preparada para sediar tal evento, ou melhor, será que ela em 5 anos ficará preparada para isto?

Não podemos fechar os olhos para alguns problemas graves que nossa querida cidade enfrenta e enfrentará quando a Copa chegar:
1) Congestionamentos, apesar destes já se constituitrem num dos principais problemas da cidade, sim, pois nós portoalegrenses os enfrentamos todos os dias e a todas horas do dia. Infelizmente, não vejo como a implantação da tão prometida linha de metrô vai resolver o problema. Poderá, na melhor das hipóteses amenizar uma situação quase caótica..
2) Meios de Transporte, os atuais meios disponíveis com certeza não darão conta do recado. Hoje, já não conseguem suprir as necessidades de seus usuários que, muitas vezes, dependendo da linha de ônibus que precisam utilizar, são obrigados a ficar por mais de 20 minutos na parada. Isto, sem considerarmos outro fato importante, não há um linha de ônibus que interligue alguns bairrosda Zona Sul da capital com os bairros da zona Norte. Ou seja, os turistas terão que fazer uso, para alguns passeios, de duas linhas de ônibus, fator nada prático para o turista, que busca praticidade.
Por fim, ainda devemos levar em conta outro agravante do sistema de transporte da capital, como será que turistas, motoristas e cobradores farão para se comunicar, já que os primeiros chegarão sabendo falar suas próprias línguas e os outros, quando muito, arranham um portunhol mais ou menos, coitados daqueles que não falarem português, pois inglês e outras línguas nem pensar. Ou será, que haverá um intrprete em cada ônibus, lotação ou táxi?!?
3) Aliás, o problema da barreira linguística, também se aplicará ao atendimento em lojas, restaurante e demais estabelecimentos comerciais.
4) Redes de hotéis, sim temos alguns bons hotéis, mas estes são caros e nem sempre do poder aquisitivo dos turistas. E, sinceramente, os mais baratos,  temos que ter muita coragem pra entrar!!!Nem sequer consigo imaginar, um turista se hospedando no em torno da rodoviária, por exemplo.
5) A criminalidade na zona central da capital é outro problema a ser analisado, bem como a limpeza urbana que em alguns lugares deixa a desejar, devido, principalmente, a falta de lixeiras, que obriga os passantes a continuar jogando lixo nas ruas.
6) A manutenção das calçadas e caminhos públicos se constitui num verdadeiro entrave, a maioria de nossas calçadas estão quebradas ou em péssimas condições de conservação. Assim como as vias de tráfego, constituídas de paralelepípedos (um símbolo do atraso desta cidade, que será reconhecido internacionalmente, muitos turistas irão vê-los pela primeira vez em suas vidas) ou de asfalto em retalhos (em péssimas condições, encontrado, até mesmo, nos lugares recentemente recapeados), tanto um quanto outro, se constituem num verdadeiro atentado aos carros modernos, que tem suas rodas amassadas e sua suspensão destruida pelo desnivelamento das ruas e dos bueiros que nelas se encontram!
7) Sinalização de logradouros, será que haverá tempo hábil para serem colocadas placas nas ruas com seus nomes, a maioria das ruas da capital não contam com esta facilidade!!!
8) Rede de saúde e Segurança será que contam com profissionais multilingues aptos ao atendimento dos turistas? Duvido muito, já que não dão nem conta da população local!!!

E, esses são apenas alguns, dos muitos problemas, a serem resolvidos antes da Copa de 2014. Será que teremos tempo?Ou, será melhor que a população local tire férias e libere a cidade para o turismo durante a Copa do Mundo?Eu já estou planejando as minhas e vcs?

Nenhum comentário:

Postar um comentário