Mais do que uma necessidade, a realidade atual impõe que mudemos nossa visão quanto a Sustentabilidade de nosso Planeta. Algumas mudanças são simples, outras nem tanto, mas todas elas carregam em si o potencial necessário para salvarmos um pouco do que nos resta da Terra.
Construindo sua Casa/Comprando um imóvel:
Você sabia que a construção civil é o segmento que mais consome matérias-primas e recursos naturais no planeta? Portanto, antes de construir sua moradia, pare e pense, somente as construções sustentáveis sustentáveis podem reverter o quando assolador de degradação ambiental e preservar os recursos ainda restantes para as gerações futuras!A maioria das novidades, neste setor, podem até ser um pouco mais caras, mas sempre trarão resultados financeiros positivos a médio ou longo prazo.
Antes de comprar ou construir um imóvel, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado e procurar por pessoas ou construtoras que estejam trabalhando com materiais sustentáveis. Um exemplo disso é o tijolo de solo-cimento, que até custa um pouco mais, mas dispensa o uso de massa corrida no acabamento.
Para evitar o uso excessivo de refrigeração e aquecimento, isole bem a casa. Instale-se de maneira a aproveitar melhor o ambiente, os voltados para o norte são mais frescos no verão e mais quentes no inverno!
Abuse da iluminação natural, use telhas de vidro, cortinas claras e janelas amplas. Pinte as paredes com cores claras.
Revise as instalações elétricas!
Economizando água e energia elétrica:
Instale, assim que possível, medidores individuais de consumo de água, pressione o seu condomínio para fazer isso, é uma medida realmente efical para se reduzir o cosumo de água.
Se, possível instale painéis de captação de energia solar e de caixas captadoras de água da chuva.
Troque as lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes e mantenha as luminárias limpas.
Evite o máximo o uso de ar-condicionado, instale ventiladores de teto!
Compre eletrodomésticos com certificação que que não agridem o meio ambiente. Desligue os aparelhos da tomada, sempre que possível. Evite o uso de aparelhos elétricos das 18h-21h.
Não posicione a geladeira perto do fogão ou em locais iluminados diretamente pela luz do sol, regule corretamente o termostato. Antes de armazenar os alimentos na geladeira, deixe-os esfriar. Tire os produtos congelados do freezer com antecedência, evitando assim o uso de microondas para descongelá-los.
Configure o monitor de seu computador para que este se desligue em caso de inatividade.
Use escadas para subir e descer poucos andares.
Não use o vaso sanitário como lixo.
Quando lavar roupas, utilize sempre o programa mais adequado para a lavagem (procure acumular roupas) e lembre-se sempre de utilizar a quantidade máxima de água sugerida pelo fabricante, esta medida reduz o número de enxagues.
Evite banhos de banheira, eles comem 3 vezes mais água. E, reduza, o tempo debaixo do chuveiro, desligue-o para se ensaboar e para passar shampoo nos cabelos.
Feche a torneira para escovar os dentes, utilize um copinho!
Regue as plantas pela manhã ou no fim da tarde, colete a água da chuva para este fim e também para lavar o carro e a calçada. Lave o carro,apenas 1 vez a mês e utile um balde para isto!
Use panela de pressão para cozinha grãos e carnes. Para economizar gás, sempre cozinhe com as panelas tampadas.
Reflorestamento:
Plante árvores, de preferência frutíferas!
Utilize papel reciclado e corte papéis usados para rascunho. Revise todos os documentos antes da impressão.
Varra quintais e calçadas com vassouras (Use vassouras feitas a a partir de mata desmatada legalmente), não utilize mangueiras.
Economize combustível:
Procure abastecer em posto autorizados pela ANP. Dê preferência aos veículos bicombustíveis ou aqueles somente movidos a álcool.
Troque as marchas somente quando necessário. Ao descer uma via, não o faça em ponto morto, mas sim com a marcha engatada.
Acelere suavemente.
Faça a calibragem dos pneus uma vez por semana, conforme as especificações do manual. E, faça o balanceamento da suspensão a cada 10.000km. Faça a verificação periódica dos filtros de ar. Não se esqueça, faça as revisões no tempo certo!
Dirija com os vidros fechados, diminuindo assim o atrito com o ar. E, só use o ar-condicionado quando estritamente necessário!
Deixe, em casa, todo o material desnecessário, aquele que mora no porta-malas, livre-se do peso extra!
Mantenha uma planilha detalhada do consumo do carro.
Tente, reduzir a quantidade de km rodados, pegue carona, utilize o transporte público, caminhe, ande de bicicleta! Além de reduzir a emissão de CO² você estará ajudando a sua saúde!
Revise sua dieta:
Você sabia que dependendo do que você come, sua dieta pode ser considerada a vilã-mor do ambiente?Tudo porque, ao preparamos nossos aliementos, estes emitem quantidades consideráveis de CO². Então pessoal, cuidado também com o que você come!
Reduza o uso de plástico em casa:
Reutilize, sempre que possível, as suas sacolinhas plásticas. Caso, seja impossível a reutilização, jogue-as fora corretamente e não as atire ao vento. Sei que Ecobags não sçao uma opção barata, mas tente substuir as sacolinhas plásticas por ecobags.
Quando suas sacolinhas plásticas acabarem, não compre sacos de lixo de plástico (a não ser é claro que eles sejam produto de reciclagem), passe a acondicionar seus lixo em caixas ou embalagens de papelão.
Substitua o uso das garrafas pet pelas de uso retornável (vidro). No caso da água mineral, utilize galões maiores, muitos deles também são retornáveis.
Coloque cada coisa em seu quadrado,rsrsr!
Armazene o óleo de cozinha usado corretamente e o entregue a entidade correta para seu destino final.
Carregue sempre uma sacolinha para lixo com você, afinal lugar de lixo é no lixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário