sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Que é a Vida?

Por Joséli Costa Jantsch Ribeiro

Os líderes pensam que a vida é estar sempre no topo e que ela deve ser medida ou avaliada pelo número de amigos que você tem ou por quão aceito socialmente você é.

Os adolescentes, simploriamente, veem a vida com base nos planos para o fim-de-semana e tem por pensamento que ela realmente não vale nada se estão sozinhos. A vida em grupo é essencial, pois para eles ela encontra explicação nas pessoas com quem eles partilham seus sentimentos e frustrações: amigos, “ficantes” ou namorados. É, ainda, nesta fase da vida que se tem por preocupação o número de pessoas com quem “ficamos” ou namoramos, o que importa então é que a vida se resume em quantidade e não em qualidade!

Para os superficiais, a vida se resume na família da qual você vem, quanto dinheiro ela tem, qual o carro que você dirige, quais os clubes e danceterias da moda que você frequenta e se, por fim, você se sobressai nas atividades que escolheu. A vida é tão somente “status”.

Para os egocêntricos, a vida é medida pelo sucesso que irradiam para o seu círculo social, pois não basta para eles serem inteligentes e bem sucedidos, eles precisam de uma constante aprovação social. A vida para eles é medida através do reconhecimento e dos elogios que recebem de amigos e familiares, até mesmo porque, eles precisam ser eternamente considerados o “centro das atenções”!

Por fim, para os narcisistas e egoístas, a vida se baseia, respectivamente, na beleza externa (marcas e modelos que estão na moda) e nos seus objetivos de vida (bens materiais principalmente), que devem ser alcançados custe o que custar, doa a quem doer!

Na realidade, a vida deve ser bem mais do que isto! Ela deve, primeiramente, referir-se àqueles a quem você ama e magoa e àqueles a quem, propositalmente, você leva felicidade ou infelicidade.

Seguindo este raciocínio temos que, a vida também pode ser explicada através da amizade que, acima de tudo, deve ser considerada sagrada e, por isto, não deve ser utilizada como uma arma. A vida é conquistar, manter e jamais trair a confiança daquelas pessoas que, certo dia, confiaram em você!

A vida é intenção, é aquilo que você diz e não o que você queria dizer. Muitas vezes, pode machucar, mas certamente haverá momentos ou situações em que suas palavras poderão ser fontes de inspiração de ânimo ou de conforto. Sob este prisma, a vida encontra-se baseada em seus julgamentos, na forma e para quem você os dirige.

A vida pode ainda ser medida através do número de pessoas que você escolheu, controlada e intencionalmente, ignorar.

Ela é sentimento, seja ciúme, inveja, medo, ignorância, ódio ou amor. Mas, atenção, somente você é capaz de escolher o que vai carregar dentro de si, deixar crescer e após espalhar aos quatro cantos, por isto escolha bem!

Mas, acima de tudo, a vida é escolha, somente nós, os seres humanos, temos o poder de decidir como os corações alheios serão afetados, ou seja, se serão tocados pelo mais puro amor ou se serão sumariamente envenenados e despedaçados, de um modo que jamais aconteceria se tais pessoas não tivessem lhe conhecido.

Por tudo isto, não se esqueça, suas escolhas representam o que a vida realmente é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário