quarta-feira, 12 de maio de 2010

SICREDI e os Pensionistas do INSS

Por Joséli Costa Jantsch Ribeiro

Botaoteca - Instant Button Eu estou sentindo uma treta
Recentemente, os pensionistas do INSS que recebiam suas pensões no Banco da Amazônia, agência Porto Alegre, foram informados (muitos deles através da própria agência) que o banco em questão estaria encerrando suas operações nesta cidade em maio do corrente ano.
Conforme informações da gerente do Banco da Amazônia, os pensionistas deveriam se dirigir a um Posto de Atendimento da Previdência Social, afim de obterem informações sobre o novo local de recebimento de suas pensões. Muito destes pensionistas, foram relocados na Cooperativa de Crédito - SICREDI.
Quando chegavam lá, não todos,  mas boa parte dos pensionistas, eram surpreendidos pela cobrança de uma taxa de R$20,00, a título de abertura de conta. Um verdadeiro absurdo, pois é de conhecimento público que nenhum banco pode exigir que o pensionista do INSS abra uma conta corrente para receber o seu benefício!
Uma pensionista, conhecida minha, foi uma das vítimas desta cobrança e hoje, ao se dirigir à agência bancária para receber o seu benefício, ficou sabendo através da gerente que teria devolvidos os seus R$20,00 e que a sua conta estaria sendo encerrada e, não só isto, mas que possivelmente o seu benefício sofreria nova mudança de Banco.Logo, teria que esperar por uma nova notificação do INSS ou se dirigir ao Posto de atendimento novamente, mas enquanto isto não acontecesse poderia ir  recebendo seu benefício na agência do SICREDI mais próxima de sua residência.
Tudo certo e acertado, se dirigiu ao caixa para a retirada de seu benefício e a devolução de seus R$20,00. A Operadora de Caixa,lhe esclareceu que não deveria se preocupar, pois a situação mais provável no seu caso, não seria  a recolocação de seu benefício em outro banco, mas simplesmente a recolocação de seu benefício em outra agência do SICREDI.
Bem, de qualquermodo, a única coisa que fica clara é que os, funcionários do SICREDI não estão aptos a prestar quaisquer informações aos pensionistas do INSS e, quando o fazem, só causam mais confusão!
Não seria melhor que o INSS permitisse aos seus pensionistas que escolhessem o Banco no qual querem receber os seus benefícios?Desta forma, evitariam-se certos inconvenientes como, por exemplo: um idoso com dificuldades de locomoção ser relocado em um banco longe de sua residência e, como no caso da pensionista em questão, em uma agência de difícil acesso,onde não há estacionamento perto e nem mesmo a possibilidade de parar o carro para carga e descarga, quiçá a possibilidade de acesso a cadeirantes!
Infelizmente, este é o país em que vivemos, onde a máxima empregada pelos Órgâos Públicos e também por alguns privados é aquela "Para que facilitar, se podemos complicar"!

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